Tocando Agora: ...

OPERAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL DO RJ MIRA ESQUEMA DE FURTO DE COMBUSTÍVEL E CUMPRE MANDADOS NA REGIÃO DE PIRACICABA

Publicada em: 22/01/2026 13:28 -

Foto: Danilo Telles / TV Metropolitana

Ação mira organização criminosa suspeita de desviar petróleo de dutos da Transpetro; mandados são cumpridos em oito estados

A Polícia Civil do Rio de Janeiro cumpre mandados de busca e apreensão na região de Piracicaba (SP) nesta quinta-feira (22) durante uma operação contra uma organização criminosa suspeita de furtar combustíveis de dutos da Transpetro. A operação, denominada Haras do Crime, conta com o apoio dos policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Piracicaba.

Um dos investigados foi preso em Rio Claro (SP), apontado pela polícia como motorista do esquema criminoso. O suspeito foi encaminhado para a sede do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), em Piracicaba.

Ainda segundo a polícia, equipes seguem cumprindo mandados de busca e apreensão nas cidades de Piracicaba e Cosmópolis (SP).

 

Foto: Danilo Telles / TV Metropolitana

A operação é resultado de uma investigação conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), que denunciou à Justiça 14 pessoas por envolvimento no esquema. Ao todo, foram expedidos 13 mandados de prisão e 29 de busca e apreensão.

Além da região de Piracicaba, a operação ocorre simultaneamente em municípios do Rio de Janeiro e em outros estados, entre eles Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Maranhão e Sergipe, com apoio das forças de segurança locais.

Foto: Polícia Civil

A investigação

“As investigações tiveram início em junho de 2024, quando policiais militares se dirigiram à Fazenda Garcia, espólio de um falecido contraventor em Guapimirim, para verificar a informação de que um grupo com cerca de 15 pessoas armadas estaria furtando petróleo do duto que passa no interior da propriedade. Ao ingressarem no local, os policiais encontraram dois caminhões-tanque carregados com o combustível fóssil”, informou a polícia.

De acordo com a Transpetro, o prejuízo apurado apenas nessa operação foi de R$ 5,8 milhões, sobretudo com medidas de reparo e segurança dos dutos.

De acordo com o Ministério Público, as investigações apontam, ainda, pelo menos 15 empresas localizadas em diversos estados que compunham a engrenagem do esquema criminoso, especialmente no contexto da lavagem de dinheiro obtido com o furto de petróleo, sendo utilizadas para a receptação do produto, o transporte e a emissão de notas fiscais fraudulentas.

Ainda conforme o MPRJ, parte dos investigados já havia sido alvo de denúncias anteriores pelo mesmo tipo de crime, mas continuou atuando mesmo após decisões judiciais contrárias.

Por: Enzo Oliveira | TV Metropolitana

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...