Foto: Divulgação/PM
Um carcereiro da Delegacia Seccional de Piracicaba efetuou um disparo de arma de fogo na tentativa de impedir a fuga de um preso de 25 anos, na manhã de domingo (25). O disparo ocorreu após o suspeito agredir o funcionário para escapar da carceragem. O caso agora é acompanhado pela Corregedoria da Polícia Civil, que apura as circunstâncias da evasão e a conduta dos agentes envolvidos.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a fuga aconteceu no momento em que o preso retornava de um exame médico para ser encaminhado à audiência de custódia. Ele havia sido detido inicialmente por tráfico de drogas. Na tentativa de conter o homem, o carcereiro disparou, mas não o atingiu. A arma do agente foi apreendida para perícia técnica.
Após mais de 24 horas de buscas, que mobilizaram a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal (GCM) e o helicóptero Águia, o homem foi localizado nesta segunda-feira (26). Ao ser cercado em uma área de mata próxima ao Shopping Paulista, o suspeito pulou em um córrego e se escondeu dentro de uma manilha de esgoto na altura da Rua Benjamin Constant.
Mesmo oferecendo resistência, o homem foi contido pelas equipes e levado à Unidade de Polícia Judiciária (UPJ).
O episódio foi registrado como fuga consumada e evasão mediante violência contra a pessoa. Além do processo original por tráfico, o homem agora responderá pelos atos cometidos durante a fuga. A Corregedoria segue com a investigação administrativa para avaliar os protocolos de segurança adotados na unidade policial no momento do incidente.
Texto e Publicação Danilo Telles/Jornalista | Grupo Metropolitana